Descrição do produto
H2FD – Caldeira Horizontal 2 Passes de Chama Fornalha dupla
As caldeiras EIT H2FD são projetadas para operar com vários tipos de combustíveis graças ao seu sistema exclusivo de grelhas plana.
Este tipo de grelhado torna a operação de limpeza fácil, rápida e segura devido ao acesso ao nível da grelha por portas frontais.
A alimentação de combustíveis particulados como cavaco de madeira, briquete, bagaço de cana e outros, que contém grande quantidade de partículas finas, é feita pela parte inferior da fornalha, próxima ao grelhado, tendo como resultado a queima completa das partículas mais finas evitando-se o arraste destes combustíveis para atmosfera.
O projeto da fornalha pode ser dotado de grelhas duplas, sendo uma aquatubular fixa, sob a qual é instalado o sistema móvel ou basculante em ferro fundido. Este sistema permite a utilização de lenha em toras que são suportadas pelo grelhado aquatubular sem atingir os elementos móveis abaixo.
Tal sistema permite a realização da combustão da lenha sobre a grelha aquatubular e a requeima das partículas menores sob o grelhado móvel de ferro fundido, com aproveitamento total do combustível,
Sendo esta mais uma característica exclusiva das caldeiras EIT.
PRÉ AQUECEDOR DE AR
Equipamento destinado a recuperação do calor contido nos gases resultantes da combustão e reaproveitamento deste calor para favorecer a combustão através da insuflação de ar aquecido sob a grelha. A utilização deste equipamento contribui para redução de consumo de combustível de 5 a 7%, muitas vezes tendo seu custo amortizado em curto espaço de tempo.
FILTRO MULTICICLONE
Equipamento destinado a reter cinzas e particulados que podem ser arrastados pela tiragem da caldeira em maior ou menor quantidade dependendo das características do combustível utilizado. Sua construção é robusta e constituído por ciclones internos, dispostos em escada, que promovem a separação das partículas dos gases de combustão.
ALIMENTADOR AUTOMÁTICO DE COMBUSTÍVEL
Equipamento destinado a abastecer continua e regularmente a caldeira em função da pressão de Trabalho ajustada.
É composto por um silo metálico no qual é alojada uma rosca para promover a distribuição do combustível igualmente para os dois lados da fornalha. A condução do combustível até os bocais de entrada nas laterais fornalha é feita por dois dutos metálicos dotados de dampers de acionamento automático, que impedem o retorno dos gases super aquecidos do interior da fornalha.
Este sistema de alimentação de combustíveis, triturados, é exclusivo das caldeiras EIT e foi desenvolvido para possibilitar a queima das fibras mais finas contidas nos combustíveis evitando que as mesmas sejam arrastadas pelo exaustor antes de participarem da combustão. Isto ocorre devido a introdução do combustível se dar na parte inferior da fornalha, bem próxima às grelhas, forçando as partículas leves a subirem entre as chamas participando da combustão em vez de serem arrastadas pelo exaustor.
O silo conta ainda com visores de nível para possibilitar ao operador do sistema visualizar a operação de abastecimento.
Combustíveis: lenha em toras; cavaco de madeira; briquete de madeira; bagaço de cana; Casca de arroz
CARACTERISTICAS DO FUNCIONAMENTO
MODELO | PROD. DE VAPOR (Kg/hora ) | CAPACIDADE TERMICAKcal/hora , com água a 20ºC e Pressão 10 Kgf/cm² | Consumo máximo de lenha secaPCI: 3.000 Kcal/KgCom Pré-Ar( Kg/hora ) | Consumo máximo de lenha verdePCI: 1.800 Kcal/KgCom Pré-Ar( Kg/hora ) | Consumo máximo de briquete de madeiraPCI: 4.800 Kcal/KgCom Pré-Ar( Kg/hora ) | Consumo máximo de bagaço de canaPCI: 1.800 Kcal/KgCom Pré-Ar( Kg/hora ) | Consumo máximo de cavaco de madeiraPCI: 2.600 Kcal/KgCom Pré-Ar( Kg/hora ) |
EIT-1.500H2FD | 1.500 | 965.850 | 378 | 631 | 236 | 631 | 437 |
EIT-2.000H2FD | 2.000 | 1.287.800 | 505 | 841 | 315 | 841 | 582 |
EIT-2.500H2FD | 2.500 | 1.609.750 | 631 | 1.052 | 394 | 1.052 | 728 |
EIT-3.000H2FD | 3.000 | 1.931.700 | 757 | 1.262 | 473 | 1.262 | 874 |
EIT-3.500H2FD | 3.500 | 2.253.650 | 884 | 1.473 | 552 | 1.473 | 1.019 |
EIT-4.000H2FD | 4.000 | 2.575.600 | 1.000 | 1.683 | 631 | 1.683 | 1.165 |
EIT-5.000H2FD | 5.000 | 3.219.500 | 1.262 | 2.104 | 789 | 2.104 | 1.456 |
EIT-6.000H2FD | 6.000 | 3.863.400 | 1.515 | 2.525 | 947 | 2.525 | 1.748 |
EIT-6.500H2FD | 6.500 | 4.185.350 | 1.641 | 2.735 | 1.025 | 2.735 | 1.893 |
EIT-7.000H2FD | 7.000 | 4.507.300 | 1.767 | 2.946 | 1.104 | 2.946 | 2.039 |
EIT-8.000H2FD | 8.000 | 5.151.200 | 2.020 | 3.367 | 1.262 | 3.367 | 2.331 |
EIT-10.000H2FD | 10.000 | 6.439.000 | 2.525 | 4.208 | 1.578 | 4.208 | 2.913 |
EIT-12.000H2FD | 12.000 | 7.726.800 | 3.030 | 5.050 | 1.893 | 5.050 | 3.496 |
EIT-15.000H2FD | 15.000 | 9.658.500 | 3.787 | 6.312 | 2.367 | 6.312 | 4.370 |
EIT-17.000H2FD | 17.000 | 10.946.300 | 4.292 | 7.154 | 2.683 | 7.154 | 4.953 |
EIT-20.000H2FD | 20.000 | 12.878.000 | 5.050 | 8.416 | 3.156 | 8.416 | 5.827 |
Densidades dos combustíveis
Lenha seca: 600Kg/m³
bagaço de cana: 250 kg/m³
Briquete: 1.000 Kg/m³
Cavaco de madeira 30% umidade: 330 kg/m³
Casaca de arroz:
Observação: Considerar consumo médio diário 60% do consumo máximo